Osteoporose

Um problema recorrente especialmente entre as mulheres na terceira idade é a osteoporose. A doença é caracterizada pela redução da massa óssea, levando a um aumento de fragilidade dos ossos e, consequentemente, a fraturas. Por ocorrer gradativa e silenciosamente, em geral é diagnosti¬cada a partir de fraturas decorrentes de quedas, ou também de microfraturas constantes.

A prevenção pode, e deve, começar desde cedo, por meio da ingestão adequada de cálcio. Por volta de 35 anos de idade, a quantidade de massa óssea de uma pessoa pode determinar se ela terá ou não osteoporose aos 65. Portanto, nessa faixa etária, é importante quantificar a massa óssea, principalmente em pacientes com fatores de risco aumentado.

As mulheres são quatro vezes mais propensas ao problema do que os homens A partir dos 35 anos, começam a perder massa óssea; aos 45 anos, a perda é ainda mais acentuada. Por esse motivo, mulheres que já atingiram a menopausa devem ser submetidas a um exame de densitometria óssea e repeti-lo conforme orientação do médico, com base nos resultados.

Um diagnóstico precoce garante melhor qualidade de vida às pacientes.

PREVENÇÃO

Alguns dos fatores de risco para a osteoporose não admitem prevenção. É o caso da hereditariedade ou da natural perda de massa óssea. Mas vários outros podem ser evitados, como o fumo, o consumo excessivo de álcool e o café, que juntamente com o sedentarismo, o estresse e a baixa ingestão de cálcio, aumentam a possibilidade de osteoporose.

O fumo, por exemplo, leva à diminuição de massa óssea corporal mais acentuada na coluna vertebral, enquanto que o álcool põe em risco principalmente a região do fêmur.

Quando o problema já está instalado, os principais tratamentos têm como base as reposições hormonal e estrogênica, além do uso de medicamentos específicos, indicados por um especialista. Nesse momento, é muito importante seguir as orientações do médico quanto à realização de exames e periodicidade das consultas.

ALIMENTAÇÃO

Um dos principais itens na prevenção da osteoporose é a alimentação balanceada, rica em leite e derivados, frutas secas, peixes e frutos do mar. Esses alimentos fornecem a quantidade de cálcio necessária para prevenir a osteoporose após os 45 anos. Vale ressaltar que adolescentes devem evitar os refrigerantes tipo cola, sob pena de o ácido fosfórico presente na fórmula fragilizar os ossos.

Fonte : SalveSaúde

Cartilha osteoporose